domingo, 31 de maio de 2015

Projeto RELATOS - Altair Garcia

Foto de  Altair Garcia, professor universitário – Escola de Ciência do Trabalho, mestre em economia do desenvolvimento – IE Unicamp. Altair é um homem de pele morena, cabelos castanhos escuros curtos e crespos, sobrancelhas levemente arqueadas, olhos amendoados castanhos escuros, nariz reto, lábios grossos e barba por fazer; ele usa uma camiseta azul marinho. Ao fundo, algumas dunas e o mar.

O processo de  exclusão social é tão antigo quanto a existência da  humanidade, a exclusão de pessoas com deficiência o com necessidade especial  não é diferente.  Apesar de antiga a exclusão continua em evidência na sociedade atual. 
A agenda inclusiva, num ambiente de vulnerabilidade social, como o brasileiro é enorme e se renova com o tempo, principalmente quando esse processo não é efetivo e acaba configurando o que alguns autores denominam de inclusão excludente, ou seja, políticas públicas mal desenhadas, mal focadas, e/ou com pouca ou nenhuma efetividade, paradoxalmente acabam elevando a exclusão ao invés de reduzi-la.
 Algumas iniciativas  no campo da inclusão, ações afirmativas, “ discriminação positiva” tem demonstrado  um esforço de enfrentamento desse processo, infelizmente,  esse novo padrão civilizatório, ainda está muito longe de ser alcançado, mas nem por isso, devemos desanimar. 
A luta  não pode ser das pessoas ou famílias vulneráveis, mas de toda sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário